Eternize as suas memórias.

Como desenvolver a criatividade para escrever todos os dias?

Quer escrever todos os dias? Confira dicas para estimular a criatividade e tornar a escrita um hábito.

Quem quer se tornar um escritor precisa criar o hábito de escrever todos os dias. O exercício diário da escrita é muito importante para aprimorar as habilidades e criar textos cada vez melhores.

Para quem está trabalhando no desenvolvimento de um livro, conseguir escrever todos os dias é primordial para manter o processo criativo e ainda conseguir cumprir com os prazos necessários.

Mas tornar a escrita um hábito diário pode ser uma tarefa muito desafiadora. Afinal, bons textos dependem de uma boa dose de criatividade e nem sempre conseguimos acessar o nosso espírito criativo.

A boa notícia é que existem algumas técnicas que podem ajudar a desenvolver a criatividade para conseguir escrever todos os dias. Nós falamos sobre elas a seguir.

  • 1 – Escreva, mesmo que não saiba o que escrever

Se você ficar paralisado todas as vezes que o bloqueio criativo aparecer, não vai conseguir desenvolver o hábito da escrita. Por isso, a primeira dica é ter um horário na rotina para escrever e cumpri-lo todos os dias.

Se você não consegue dar continuidade a um texto ou projeto, escreva sobre qualquer outra coisa.

  • 2 – Crie uma playlist para os momentos de escrita

A música é uma grande aliada da criatividade. Você pode criar uma playlist com músicas que ajudam você a se concentrar, podendo ser escutada antes ou mesmo durante a atividade da escrita.

A música tem a capacidade de aliviar os pensamentos. Com isso, você consegue se desconectar de outras tarefas para se conectar ao momento presente.

Além disso, a escolha de boas músicas ajuda a potencializar a cognição, aumentar a capacidade de aprendizagem e de memorização. Para alcançar tudo isso, você só precisa escolher melodias que geram em você a sensação de alegria e serenidade.

  • 3 – Leia muito

A leitura é um exercício criativo contínuo. Além de ajudar a manter longe os bloqueios criativos, por meio dos livros você pode ter muitos insights que te ajudarão no seu processo de escrita.

Ler todos os dias é fundamental para ampliar o vocabulário, aprimorar o estilo de escrita, o domínio da linguagem e adquirir maior facilidade para construir conteúdos textuais nos mais diversos formatos.

Assim como escrever todos os dias é fundamental, ler também é um exercício que precisa estar na sua rotina.

Se você está precisando de sugestões de livros para as suas próximas leituras, leia nosso post sobre os Livros que todo escritor iniciante deveria ler.

  • 4 – Reescreva textos de outras pessoas

A ideia não é copiar as ideias de outros autores. Esse é apenas um exercício que te ajuda a desenvolver a criatividade para escrever todos os dias.

O que você precisa fazer é pegar trechos de livros, poesias, crônicas e outros textos curtos e escrevê-los a partir de outras perspectivas. Ou seja, você pega a temática central do texto e o reinventa, podendo criar novos personagens, mudar o enredo ou criar outro formato de texto.

Você pode, por exemplo, pegar a letra de uma música que você gosta e transformá-la em uma crônica. Esse exercício irá estimular sua criatividade de maneiras impressionantes.

  • 5 – Faça um banco de ideias

Quantas ideias legais você já teve e acabou deixando se perder? Na hora que você tem um insight, pode até parecer que ele é irrelevante, mas em algum momento sua ideia pode fazer sentido.

Uma dica legal é fazer um banco de ideias. Você pode usar uma caderneta ou o bloco de notas do celular para anotar cada nova ideia que surgir. 

Por mais boba que pareça, anote sempre. Em momentos de bloqueio criativo, acesse esse banco de ideias e desenvolva textos sobre elas.

  • 6 – Escreva à mão

Com tantos recursos tecnológicos disponíveis, escrever à mão é um hábito que está sendo perdido pela grande maioria das pessoas. Mas isso é um erro!

Escrever à mão é uma forma de estimular o cérebro, exercitar a memória e aumentar nosso foco e atenção durante a prática.

Portanto, mantenha o hábito de escrever à mão, mesmo que sejam apenas ideias, palavras-chave, pensamentos e frases aleatórias. Aos poucos isso irá te ajudar a ter mais foco ao escrever, favorecendo a criatividade.

Aprender sobre diferentes técnicas de escrita também é uma boa sugestão para manter a sua criatividade em alta. Leia agora o nosso post sobre o que é storytelling

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp