Eternize as suas memórias.

Você sabe o que é Storytelling?

Neste artigo, nós te contamos o que é storytelling, qual sua importância e damos dicas preciosas para criar narrativas inesquecíveis.

Se você é escritor ou se interessa pela escrita, já deve ter topado com o termo “storytelling” algumas vezes, não é mesmo?

Essa técnica é muito importante na composição de narrativas e ajuda a construir textos que se conectam com quem lê.

Se você quer saber o que é storytelling, qual sua importância e como aplicar, continue lendo este artigo.

O que é Storytelling?

O storytelling pode ser resumido como a habilidade de contar histórias. O termo é a junção de “story”, que significa história, e “telling”, que significa contar.

Para que seja possível contar boas histórias, são utilizados elementos específicos como ambiente, personagem, conflito e mensagem, além de uma cronologia que não necessariamente precisa seguir a ordem de começo, meio e fim.

O objetivo do storytelling é criar narrativas que sejam capazes de criar um vínculo emocional com o leitor. 

A técnica pode ser aplicada a narrativas, estórias, textos de venda, e muito mais. Ela é utilizada na escrita, mas também na produção audiovisual, no teatro e em diferentes artes e meios de comunicação. 

Qual a importância do Storytelling?

Uma boa história transforma um texto simples em um texto de impacto. Quando você trabalha bem com o storytelling, você cria conteúdos únicos.

As histórias conduzem o leitor por uma jornada. Você não precisa ter exatamente uma narrativa, mas deve estruturar os tópicos e pensar no desencadeamento das ideias. Com isso, cria-se uma experiência de leitura que prende o leitor.

Outro fator importante é que as histórias geram identificação. Dependendo dos acontecimentos narrados, o leitor pode se colocar no lugar dos personagens.

Quando alguém está vendendo um produto, por exemplo, e usa o storytelling para contar uma história que apresente dores e problemas que podem ser superados com o uso daquele produto, a maioria dos clientes irá comprar porque se identificou com essas situações.

As histórias geram emoções e seduzem mais do que os números e informações frias.

Principais elementos do storytelling

Para construir um bom storytelling, é preciso considerar sempre os seus elementos. 

  • Mensagem: É a ideia que será transmitida com o texto;
  • Ambiente: É o lugar onde os eventos da história acontecem. Uma boa descrição ajuda o leitor a se sentir dentro da história;
  • Personagem: É quem percorre a jornada, com emoções, transformações, etc;
  • Conflito: É o que prende o interesse da audiência. O conflito é a motivação que faz com que o personagem percorra toda a jornada, do começo ao fim da história.

Como aplicar o storytelling a seus textos?

  1. Utilize todos os elementos. Antes de partir para a escrita, defina qual será a sua história, com personagens, conflito, ambiente e transformações que ocorrerão até que ela chegue ao desfecho;
  2. Utilize as histórias para ilustrar os conteúdos, ou seja, crie narrativas que ajudem o leitor a visualizar o que ele está lendo;
  3. Leve o seu leitor de um ponto A até um ponto B, ou seja, construa uma narrativa estruturada com introdução, desenvolvimento e conclusão. Não deixe que ela se perca no meio do caminho ou que fique desconexa;
  4. Solte a criatividade, utilize recursos narrativos, gere expectativas, conecte-se com as emoções de quem lê;
  5. Pense em como seu texto pode gerar sensações relevantes em quem está lendo. O conteúdo não precisa falar apenas de coisas boas ou trazer sentimentos bons, mas deve conduzir o público a sentir algo impactante ao fim da leitura;
  6. Invista sempre em personagens fortes;

O que não fazer no storytelling?

  1. Não tente romantizar as histórias, elas precisam se conectar emocionalmente com o leitor, e para isso devem parecer críveis;
  2. Evite personagens superficiais;
  3. Não apresente a mensagem de forma muito direta, ela precisa ser compreendida ao longo da leitura.

Quanto mais prática, melhor!

O grande segredo para escrever histórias incríveis é a prática. Quanto mais você escrever, mais aprimorada será a sua escrita e, consequentemente, o poder de persuasão que você desenvolverá através dela.

Se você é escritor iniciante, aqui no Blog temos várias dicas para ajudar a melhorar sua prática. Não deixe de conferir o post com 7 técnicas para desenvolver a escrita criativa.

E se você deseja ter um livro publicado, mas tem dificuldades para construir narrativas marcantes, pode contar com nosso serviço de ghost writer. Entre em contato conosco e saiba mais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp