Eternize as suas memórias.

Qual o momento certo para escrever o primeiro livro?

Está na dúvida se é o momento certo de escrever seu primeiro livro? Então leia agora este post!

Você já pensou em escrever um livro? Tem alguma ideia muito boa na cabeça, mas não sabe se é o momento certo de colocar esse projeto em prática?

O momento ideal para escrever o primeiro livro é quando você tem uma ideia que considera relevante. A partir disso, há um longo caminho a ser percorrido com muita prática, técnica e desenvolvimento de habilidades.

Muitas pessoas têm excelentes ideias e ficam guardando-as para um dia que nunca chega. Esse é um comportamento muito típico na autossabotagem.

Quem se autossabota costuma pensar que nunca terá capacidade para escrever, que não conseguirá desenvolver um trabalho tão bom quanto o de outros autores, sentem medo de julgamentos, dentre outros comportamentos negativos.

Portanto, o primeiro e mais importante passo a ser dado é vencer a autossabotagem e começar a praticar a escrita.

Se você está nesse impasse, pensando se é momento ou não de colocar sua história no papel, a resposta é sim. Afinal, o melhor momento para correr atrás daquilo que sonhamos é o agora.

Como iniciar a escrita do meu livro?

Se você tomou a decisão de escrever, então agora é hora de colocar isso em prática. A seguir, damos algumas dicas para facilitar esse processo inicial:

  • Coloque no papel tudo aquilo que vem à sua cabeça. É muito importante que todas as ideias, temas, personagens e detalhes que você consegue pensar, sejam anotados para que façam parte do planejamento de escrita da obra;
  • Pense em para quem você vai escrever, isso é fundamental para saber qual a melhor linguagem para falar com o público;
  • Defina qual o gênero literário do seu livro. Você pretende escrever uma ficção? É um livro de autoajuda? Vai escrever sua autobiografia? Assim que definir o gênero, estude sobre ele para conseguir adequar o seu texto;
  • Estude sobre a escrita, busque livros, sites, filmes e outras fontes que te ajudem tanto na questão da ortografia e gramática quanto na linguagem literária e criatividade;
  • Estabeleça uma rotina de escrita. É muito importante que você tenha o hábito de escrever todos os dias. Assim, além de manter a constância, você consegue desenvolver textos cada vez melhores;
  • Elabore o enredo e se dedique à construção dos personagens. Nós temos posts aqui no Blog que podem ajudar você nessas questões;
  • Sempre revise os seus textos. Caso ache necessário pode contratar um revisor que possa te ajudar nessa etapa. Isso garante que o texto do seu livro tenha uma melhor qualidade.

Não me sinto pronto para escrever, e agora?

Se você tem uma boa ideia e gostaria de vê-la transformada em um livro, mas não se sente pronto para desenvolver o trabalho de escrita, pode contar com a ajuda de um ghostwriter.

O ghostwriter é um escritor fantasma. Ele executa todo o trabalho de escrita do livro de maneira profissional e sigilosa. Com isso, você pode publicar a obra com os devidos créditos e protegido pela lei de Direitos Autorais.

Uma das grandes vantagens dessa alternativa é que esses profissionais são experientes e possuem habilidades para escrever sobre os mais diversos temas.Se você quer saber mais sobre essa prática, entre em contato conosco.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp