Eternize as suas memórias.

Livros que todo escritor iniciante deveria ler

Confira 7 livros para escritores iniciantes que você deveria inserir agora na sua lista de leitura.

Se você é escritor iniciante, os livros que trouxemos neste post irão proporcionar lições valiosas para sua experiência com a escrita. 

Nós já estamos cansados de saber que quem quer se tornar um bom escritor precisa desenvolver o hábito da leitura, não é mesmo? Ler todos os dias é fundamental para melhorar a gramática, enriquecer o vocabulário, ampliar o repertório cultural e encontrar inspiração.

Ou seja, não basta apenas ler por entretenimento ou diversão. É claro que isso também é recomendado, mas é muito importante buscar por obras que agreguem em conhecimento e experiência para sua prática pessoal.

Existem alguns livros que são considerados como referência no assunto. Eles foram escritos por autores renomados e estão recheados de dicas, conselhos e lições para aprimorar a prática, desenvolver a criatividade e se encontrar na profissão de escritor.

A seguir, você confere 7 livros que todo escritor iniciante deveria ler. Confira e aproveite para atualizar sua lista de próximas leituras.

Livros que vão te ajudar a escrever melhor

  • 1 – Para ler como um escritor – Francine Prose

Francine Pose é escritora e crítica literária. O livro, publicado em 2008, é “um guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los”.

A autora se baseia em nomes famosos como Virginia Woolf, Jane Austen, Flaubert, Nabokov e Philip Roth para propor uma leitura atenta e cuidadosa, que possibilite extrair lições valiosas para escrever bem.

O livro é considerado como uma obra indispensável para escritores iniciantes e está entre os mais indicados para qualquer pessoa interessada por escrita.

  • 2 – Sobre a escrita – Stephen King

No livro “Sobre a escrita: A arte em memórias”, Stephen King mistura sua trajetória na escrita com ensinamentos sobre a arte de escrever. Ele revela como transfere as suas ideias para o papel e mostra a profissão de escritor de um jeito prático e interessante.

A obra é muito recomendada para quem quer se dedicar à escrita, especialmente quando há dificuldades no processo criativo. Ele pode te ajudar a transformar uma simples ideia em um novo livro.

  • 3 – A arte de escrever – Arthur Schopenhauer

Embora seja uma obra antiga, já que Schopenhauer vivia no século XIX, esse livro conta com dicas preciosas sobre a escrita. 

Trata-se de uma antologia com textos e reflexões, às vezes cômicas, sobre a escrita, leitura e avaliação de obras de outros autores. É uma excelente dica de leitura para quem está iniciando na carreira.

  • 4 – Confissões de um jovem romancista – Umberto Eco

O autor Umberto Eco escreveu obras muito aclamadas como “O Nome da Rosa” e “O Pêndulo de Foucault”. Nesse livro, ele resolveu contar sua experiência com a escrita.

A obra resultou de uma série de palestras que o autor fez como crítico literário. O título é “Confissões de um Jovem Romancista” porque o autor se considerava jovem, embora tenha iniciado sua carreira com quase 50 anos de idade.

Com certeza, sua trajetória é uma fonte de inspiração para todos que amam a escrita.

  • 5 – Como escrever bem – William Zinsser

O livro de Zinsser vendeu mais de 1 milhão de exemplares e é considerado, nos Estados Unidos, como uma referência para jornalistas, estudantes e autores de não-ficção. 

Na obra, o autor dá vários conselhos sobre escrita, focados mais em métodos criativos e menos em questões gramaticais.

Ele ajuda novos escritores a produzirem textos corretos, originais e interessantes por meio de lições úteis de aprimoramento da escrita.

  • 6 – Para ser escritor – Charles Kiefer

O livro pode ser definido como um guia de escrita criativa. Nele, o autor desvenda o processo criativo e dá orientações sobre como realizar o sonho de se tornar um escritor.

Charles Kiefer utiliza sua experiência como escritor e professor para falar sobre os mecanismos de funcionamento do sistema literário, questões éticas e sociais da vida dos autores e outros temas.

  • 7 – Escrever Ficção – Luiz Antonio de Assis Brasil

O livro, que se intitula como um manual de criação literária, é resultado de um curso ministrado pelo autor que foi responsável por inspirar grandes escritores brasileiros contemporâneos.

Luiz Antonio de Assis Brasil atuou por 34 anos com a Oficina de Criação Literária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no programa de pós-graduação em escrita criativa da mesma instituição.

E aí, qual será sua próxima leitura?

Compartilhe conosco nos comentários qual das obras mais chamou a sua atenção.

E se você é escritor iniciante e já leu algum desses livros, comenta também o que você achou.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp