Eternize as suas memórias.

Como escrever uma sinopse?

Quer aprender a escrever uma boa sinopse? Neste artigo você encontra dicas valiosas para resumir sua obra de maneira estratégia e eficiente.

A sinopse é o resumo de uma obra. É esse texto que os autores enviam para a avaliação das editoras. Mas, nem todo mundo tem habilidade para escrever uma boa sinopse. Pensando nisso, preparamos dicas que podem ajudar.

O objetivo da sinopse é que ela dê uma ideia geral da história, sem deixar nada escondido. Quando o editor lê o texto, ele consegue entender de maneira rápida do que se trata o conteúdo do livro.

As sinopses são curtas, costumam ser menor do que um parágrafo.

Elementos da sinopse

A escrita da sinopse deve contar com alguns elementos principais. Eles ajudam a criar um texto de qualidade e que atinja oi objetivo de resumir a história de maneira eficiente. Esses elementos são:

  • Descrição do personagem principal;
  • Época e local da história;
  • Conflito;
  • Aliados (se houver);
  • Adversários, inimigos ou obstáculos;
  • Ponto alto da trama.

Dessa forma, quando você consegue apresentar de forma sucinta todos esses elementos, consegue criar uma sinopse bem feita.

Escrevendo a sinopse

O principal conselho para a escrita de sinopses é: Seja específico. Detalhes relevantes da história e dos personagens ajudam a despertar a empatia do leitor. 

Dessa forma, sempre especifique nome e características do personagem principal, para estimular a imaginação de quem lê.

Lembre-se de que os detalhes devem ser apresentados e não interpretados. A apresentação é feita quando você utiliza o recurso da imaginação do leitor para visualizar as cenas. 

Exemplificando, ao invés de dizer “Maria descobre o valor da amizade”, diga “Maria conversa todos os dias com sua melhor amiga Julia”.

Busque descrever a história com começo, meio e fim. Sempre se atentando para a trama principal e deixando de lado as subtramas.

Lembre-se de destacar pontos relevantes, aqueles que são um diferencial na sua história.

Outra dica é evitar ocupar o texto apenas com autoelogios à obra. Isso rouba o espaço de conteúdo sobre o seu livro e pode incomodar o editor. Você deve cativá-lo com a história e não pelos elogios.

Evite também evitar comentários sobre como o livro foi escrito, o correto é discorrer apenas sobre o conteúdo, ou seja, o que o leitor encontrará nele.

Você pode investir em recursos como a resolução de dores do leitor para encantá-lo com a sinopse. Exemplos como “Você não vai conseguir parar de ler este livro” ou “Prepare-se para uma grande transformação” são estratégicos nesse sentido.

Escrever uma boa sinopse depende desses cuidados. Confira também o post sobre o que você precisa saber antes de publicar seu primeiro livro.

E se você precisa de ajuda para escrever sua obra, conte com a ajuda da nossa equipe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp