Eternize as suas memórias.

Como criar uma rotina de escrita

Confira dicas para criar uma rotina de escrita e aperfeiçoar cada vez mais o seu trabalho. 

Uma das grandes dificuldades dos escritores iniciantes é conseguir estabelecer uma rotina de trabalho. A prática diária da escrita é essencial para melhorar a habilidade, desenvolver a criatividade e aperfeiçoar cada vez mais o trabalho.

Estudar e planejar as histórias a serem escritas são processos muito importantes, mas o que faz um escritor é a prática. 

Se você está iniciando nessa carreira e quer saber como criar uma rotina de escrita consistente, a seguir trouxemos dicas que vão ajudar.

Por que escrever diariamente?

A escrita é um trabalho que exige tempo e esforço para que permaneça em constante aprimoramento. Não basta saber qual história você deseja contar, é preciso saber utilizar as palavras certas para contá-la da melhor maneira possível.

Não é raro encontrar escritores que sofrem com bloqueios criativos e passam dias ou até meses sem conseguir dar andamento a seus projetos. A única forma de solucionar esse problema é trabalhando diariamente para criar uma rotina de escrita. A seguir, explicamos como.

Dicas para criar uma rotina de escrita

Tenha um local dedicado para a escrita

Ter uma mesa com seu computador, cadernos, livros e outros materiais é um passo importante para criar sua rotina de escrita.

Com o passar do tempo, esse local será marcado como o seu cantinho de escrita, o que te ajudará a produzir cada vez mais e melhor.

Defina um horário para escrever

Assim como em um trabalho convencional existem horários definidos para realizar as tarefas, é importante que no trabalho com a escrita, você também imponha essa rotina.

Se você reservou 3 horas do seu dia para fazer isso, então durante esse tempo esqueça de qualquer outra tarefa e dedique-se a escrever.

A junção do horário com o local de escrita irá ser muito benéfica para que isso se torne um hábito diário.

Pense no seu momento de escrita como um ritual

Prepare um chá ou um café, ligue uma música tranquila, verifique se a temperatura do ambiente está boa, dentre outros detalhes que tornem esse momento o mais confortável possível, como ler um trecho de um livro que te inspira.

Uma boa dica é fazer uma meditação ou simplesmente silenciar por alguns minutos antes de iniciar o trabalho, de forma a trazer sua concentração para o momento presente e aumentar o foco.

Evite as distrações

Não adianta preparar seu ambiente, ter um horário definido e criar seu ritual de escrita se você está cercado por distrações. Desligue o celular e evite outros dispositivos que possam roubar sua atenção e dispersar seu trabalho.

Se seguindo essas dicas, ainda assim você continuar tendo dificuldades para criar uma rotina de escrita, talvez você precise aprender a lidar com a procrastinação. Nós já publicamos por aqui um post especial com dicas para vencer esse problema, não deixe de conferir.

E se você precisa de ajuda para escrever o seu livro, conheça nosso trabalho.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp