Eternize as suas memórias.

7 Livros que viraram filmes

Conheça 7 obras literárias que se tornaram grandes sucessos do cinema mundial.

O cinema é um importante aliado da literatura mundial. Ao longo da história, muitos clássicos ganharam adaptações que acabaram se tornando grandes sucessos, elevando ainda mais os nomes dessas obras e seus autores.

A seguir, falamos sobre 7 livros que viraram filmes e que merecem ser lidos e assistidos. Confira! 

  • 1. E o vento levou

Tanto o livro quanto o filme produzido a partir da história dele, se tornaram grandes clássicos da cultura mundial. O romance escrito por Margaret Mitchell foi recordista de vendas quando foi lançado em 1936. Sua adaptação para o cinema aumentou ainda mais seu sucesso.

A história contada no livro se passa no sul dos Estados Unidos durante a Guerra Civil e os anos posteriores. A protagonista da história Scarlett O’Hara passa por uma grande transformação ao longo do filme, indo de uma sulista rica para uma guerreira resiliente.

  • 2. Cidade de Deus

Poucas pessoas sabem, mas o clássico do cinema nacional “Cidade de Deus” é a adaptação do livro de mesmo título escrito pelo autor Paulo Lins.

O filme conquistou sucesso mundial, promovendo uma importante valorização do cinema brasileiro. Chegou a render a indicação para quatro Oscars em 2014.

A história se passa no Rio de Janeiro e acompanha a vida de personagens envolvidos com a criminalidade, abusos policiais e uma vida miserável na Cidade de Deus.

  • 3. Orgulho e Preconceito

Aqui temos um dos romances mais aclamados da escritora Jane Austen que se transformou em um clássico do cinema. O filme foi lançado em 2005 e estrelado por Keira Knightley.

A primeira publicação de Orgulho e Preconceito foi feita em 1813. A história é de Elizabeth Bennet e suas quatro irmãs. A chegada de dois cavalheiros ricos à cidade desperta o interesse da mãe como uma oportunidade de casamento para as filhas. Apesar de todas as diferenças, Elizabeth se apaixona pelo Senhor Darcy.

  • 4. Harry Potter

Não tem como falar em livros que viraram filmes sem citar Harry Potter. O primeiro livro da franquia “A Pedra Filosofal” ganhou adaptação para o cinema em 2001. Com isso, a obra que já era um clássico se tornou um best-seller.

Foram oito filmes produzidos em uma década, mostrando a jornada do jovem bruxo e as suas aventuras em Hogwarts. Além do protagonista, a saga conta com outros personagens importantes como Hermione Granger, Rony Weasley e Lorde Valdemort.

  • 5. O Senhor dos Anéis

E já que estamos falando de aventura, O Senhor dos Anéis é um dos maiores clássicos da literatura. Sua primeira adaptação para o cinema foi feita em 2001. 

Juntos, os filmes “A Sociedade do Anel”, “As duas torres” e “O Retorno do Rei” alcançaram 30 indicações ao Oscar, conquistando 17 estatuetas.

A obra escrita por J.R.R Tolkien se passa na Idade Média em um mundo fantástico, onde Frodo Bolseiro, que é um hobbit, tem a missão de destruir um anel poderoso e maligno. Ao longo da jornada muitos seres aparecem como anões, ogros e elfos.

  • 6. O sol é para todos

Considerado como um dos mais importantes clássicos da literatura moderna, “O sol é para todos” aborda questões raciais e injustiças através do olhar de uma criança.

Na história, o advogado Atticus Finch precisa defender um homem negro de acusações de estupro em Monroeville, no Alabama.

O livro recebeu o famoso Prêmio Pulitzer e a versão de cinema recebeu 3 estatuetas do Oscar em 1963.

  • 7. O Grande Gatsby

O autor Scott Fitzgerald fez parte de um importante grupo de artistas e pensadores do século XX. Esse grupo, que ficou conhecido como “a geração perdida”, impactou a história da arte de várias maneiras.

Em “O Grande Gatsby”, o autor apresenta a história de um magnata misterioso que compra uma mansão na cidade de Nova York, onde acontecem festas épicas. O intuito do protagonista é reconquistar seu grande amor Dasy.

O livro ganhou adaptações para o cinema, com destaque para a lançada em 2013 por Baz Luhrmann. No filme, a exuberância dos anos 20 é mostrada em trajes belíssimos, efeitos especiais e outros elementos.Se você gosta de cinema e literatura, não deixe de conferir o post com 10 filmes inspiradores para quem escreve e aproveite para conhecer o nosso trabalho.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp