Eternize as suas memórias.

Como publicar um livro? Conheça 5 formas

Se você sonha em ser um autor publicado, confira as 5 principais formas de publicar o seu primeiro livro.

Você já sonhou em ter seu livro publicado? Ver o texto que você produziu sendo lido pelas pessoas? A capa que você sempre imaginou nas prateleiras das livrarias ou nos sites de grandes editoras?

Ter uma obra publicada é o sonho de muitas pessoas que se dedicam à escrita, mas o caminho até a publicação pode não ser tão simples quanto o esperado.

A boa notícia é que, hoje em dia, existem várias formas de tornar o seu livro público. A seguir, nós falamos sobre 5 métodos para chegar até lá!

  • 1 – Editoras tradicionais

Essa é a forma mais tradicional de publicação de livros. As editoras tradicionais são aquelas que fazem a publicação do livro sem cobrar nada do escritor.

Neste formato, a editora recebe o original, que é a versão inicial do livro. Geralmente, essas versões são enviadas por formulários disponibilizados nos sites das editoras ou impresso via correios, dentro dos prazos estabelecidos para o recebimento.

Com o original em mãos, a editora avalia o conteúdo e decide se fará ou não a publicação.

Em caso positivo, é feito um contrato, onde o escritor recebe uma porcentagem pelas vendas. A editora assume todos os riscos e se responsabiliza por todas as etapas de edição e publicação do livro, desde a revisão ortográfica até a impressão.

Ela também faz campanhas de marketing para divulgação da obra.

  • 2 – Editoras de auto publicação

Diferentemente do que ocorre nas editoras tradicionais, nas de auto publicação é o autor quem se responsabiliza pelos custos da publicação. 

Nesse formato, a editora faz a revisão ortográfica, a leitura crítica, a diagramação, a produção da capa e outros serviços editoriais, mas tudo isso é pago pelo escritor.

Então, é produzida uma quantidade de livros pré-determinada e o autor precisa armazená-la e vendê-la por conta própria. A editora não faz a venda, apenas entrega a tiragem solicitada pelo autor.

  • 3 – Publicação independente

É um formato que vem sendo cada vez mais utilizado pelos autores. Nele, é o escritor quem cuida de todos os processos para produção do seu livro, assumindo toda a responsabilidade pelo resultado final.

Nesse formato, o livro não leva o nome de nenhuma editora. O autor pode fazer a contratação de profissionais qualificados para a produção de cada etapa, ou ainda, caso tenha as habilidades necessárias, realizar todo o processo.

Muitos grandes escritores tiveram livros publicados de maneira independente. Dentre eles podemos citar Marcel Proust, Edgar Allan Poe, Margaret Atwood e Carlos Drummond de Andrade.

Existem várias formas de pagar o processo de publicação independente. Caso o autor não tenha a quantia necessária para o investimento, pode realizar financiamentos coletivos para a obra, imprimir apenas demandas sob encomenda ou publicar o livro digitalmente.

Hoje em dia, existem muitas plataformas para publicação de livros digitais de maneira independente.

  • 4 – Publicação digital

Se você quer se tornar um autor publicado, mas não tem condições de investir na produção de um livro impresso neste momento, pode optar pela publicação de conteúdo em plataformas digitais.

Existem sites, como o Wattpad, onde você pode criar uma conta e publicar suas histórias, seja capítulo a capítulo ou de forma integral.

Além de reunir muitos leitores, essas plataformas servem como vitrine para o seu trabalho e podem representar uma boa oportunidade para iniciar na escrita.

  • 5 – Concursos literários

Os concursos literários são promovidos, geralmente, por editoras ou revistas literárias. Essas empresas abrem períodos de inscrições para autores desconhecidos que querem mostrar o seu trabalho.

Esse tipo de seleção pode ser realizado com o objetivo de publicar novas obras ou ainda de publicar textos de vários autores em livros de coletâneas.

Para quem nunca teve seu material publicado, é uma oportunidade interessante para conhecer o processo editorial e, quem sabe, ter sua história publicada.

Existem autores que tiveram seus primeiros livros publicados dessa forma e, depois, conseguiram novas oportunidades para publicar de forma tradicional.

Precisa de ajuda para escrever o seu livro?

Se você enfrenta dificuldades para escrever o seu livro, seja por falta de experiência, tempo ou criatividade, pode contar com a ajuda de um profissional de ghostwriting.

Neste trabalho, um escritor fantasma escreve a sua história para você. Tudo é feito de maneira sigilosa e com alta qualidade de escrita.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o trabalho do ghost writer, entre em contato conosco. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp