Eternize as suas memórias.

Processo editorial: Passo a passo da produção de um livro

Neste artigo nós explicamos o passo a passo do processo editorial de um livro e como funciona cada uma das etapas.

Você conhece o passo a passo da produção de um livro? Até que ele chegue às bancas, as editoras realizam um processo criterioso a fim de garantir a qualidade do produto final.

Isso quer dizer que a escrita de um livro é apenas a primeira etapa da sua produção. Sem o trabalho que vem depois, não é possível que um texto se transforme em uma obra.

Embora hoje em dia existam métodos de publicação independente, o principal caminho para se tornar um autor publicado ainda é por meio de uma editora.

Se você tem interesse em saber como funciona o processo editorial, a seguir falamos sobre cada uma das suas etapas.

Etapas do processo editorial – como funciona a produção de um livro

  • Seleção do original

A etapa de seleção do original é o primeiro contato da editora com o livro. De modo geral, as editoras costumam receber muitos originais ao longo do ano. Então, o trabalho de seleção visa encontrar aqueles com maior potencial de mercado.

Os responsáveis por essa etapa analisam o conteúdo de forma crítica e avaliam se o trabalho está de acordo com a linha editorial da empresa, se tem boa ortografia, estilo de escrita e qualidade.

Além disso, o editor analisa pontos como quem é o público-alvo da obra, seu nicho, qual rentabilidade ela pode proporcionar, dentre outras características.

É muito comum que, mesmo após a aprovação, a editora sugira alterações em trechos, cenas ou capítulos. O objetivo é alcançar o máximo de profissionalismo.

  • Assinatura do contrato

Para que o livro seja publicado, a editora firma um contrato comercial com o autor da obra. Nesse documento, são estabelecidos todos os detalhes da negociação, como os direitos autorais da obra, deveres do autor e da editora, preço final do livro, porcentagens das vendas e outros detalhes.

As etapas de produção do livro só começam quando as duas partes tiverem assinado o contrato.

  • Adequação do texto

Após a assinatura do contrato, a primeira etapa de revisão do livro é chamada de preparação ou adequação do texto. Antigamente, essa função recebia o nome de copidesque. Ela consiste na fase de preparação do texto para o revisor.

Para isso, é feita a análise da consistência narrativa, linguagem, correção de palavras escritas de forma errada, análise de coesão, coerência e regência.

Essa etapa é necessária, principalmente, nos casos de textos traduzidos.

  • Revisão textual

A revisão é feita por profissionais que se atentam aos critérios gramaticais e semânticos do texto. Essa etapa é fundamental para garantir a qualidade editorial do livro.

O revisor pode sugerir que o autor faça algumas alterações ao longo do processo de revisão.

  • Diagramação

É o processo que organiza o livro seguindo o projeto gráfico previsto para ele. Ou seja, é onde o texto começa a ganhar a forma do produto final. O diagramador ficará responsável pela seleção da fonte, espaçamentos, estilos, desenhos e outros elementos visuais. 

O objetivo é que o resultado final seja agradável para o leitor, possibilitando uma leitura fácil e confortável. Nessa etapa também cabem possíveis alterações. 

  • Produção da capa

A produção da capa também segue um briefing. Ela é uma das partes mais importantes do livro, especialmente em relação ao marketing. Afinal, como já sabemos, boa parte das pessoas costumam julgar os livros pela capa.

A capa deve ser pensada para dialogar com o tema do livro e com o público-alvo. Além dela, são produzidas a contracapa, lombada e as orelhas do livro.

  • Prova da gráfica

Antes da impressão final, as editoras costumam solicitar às gráficas a impressão de uma prova. Ela serve para a conferência final do trabalho, evitando erros na impressão de todos os exemplares.

Além disso, nesse momento são analisados fatores como gramatura e estilo do papel, cores e outros detalhes que podem influenciar o resultado final.

  • Impressão e distribuição

Após a aprovação, o livro é destinado para a impressão. O número de exemplares depende de cada projeto editorial. A distribuição é feita entre as lojas oficiais e parceiras de cada editora.

Você já pensou em publicar um livro?

Se você sonha em se tornar um autor publicado, nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco e saiba como.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp