Eternize as suas memórias.

10 dicas para superar o bloqueio criativo

Com estas 10 dicas você vai manter o bloqueio criativo bem longe do seu processo de escrita. Leia e confira!

O bloqueio criativo pode ser explicado como uma dificuldade de prosseguir com um trabalho devido à ausência de inspiração ou de novas ideias. 

Esse é um processo que pode acontecer com qualquer pessoa, principalmente com aquelas que trabalham em áreas que demandam de criatividade, como a escrita e outras modalidades artísticas.

O bloqueio criativo é um grande problema, pois impede que a pessoa consiga trabalhar de forma consistente em seu projeto e, muitas vezes, pode deixar o trabalho paralisado por grandes períodos de tempo.

É por isso que é tão importante saber o que fazer quando ele dá as caras.

O que causa Bloqueio Criativo?

O bloqueio criativo pode ter causas muito comuns. Uma delas é o perfeccionismo. Ele ocorre com aquelas pessoas que nunca se sentem satisfeitas com seu trabalho. Nesses casos, é comum que o trabalho se torne muito oneroso e sofra várias paralisações. 

Outro fator que leva a essa situação é a autocobrança por desempenho. A pessoa impõe uma meta impossível de ser cumprida e acaba se sentindo bloqueada por não conseguir atingi-la, comprometendo sua própria criatividade.

Além disso, o medo da rejeição ao divulgar o seu trabalho também pode levar ao bloqueio criativo. A pessoa fica insegura com relação ao que está escrevendo e isso gera a tensão que leva a paralisação da criatividade.

Como superar o bloqueio criativo?

  • 1 – Faça uma pausa

Fazer uma pausa é a solução mais óbvia de todas, mas ela realmente se faz necessária. Continuar persistindo em escrever quando você está passando por um bloqueio criativo pode gerar ainda mais estresse e ansiedade.

Portanto, quando isso ocorrer, a primeira medida a ser tomada é pausar o seu trabalho e buscar uma forma de relaxar.

  • 2 – Desconecte-se

As distrações são excelentes caminhos para o surgimento do bloqueio criativo, pois elas te tiram da linha de pensamento do seu trabalho. Portanto, evite o uso do celular, mantenha-se longe das redes sociais e concentre sua atenção no momento presente.

Uma boa dica para quem escreve todos os dias é ter horários definidos para utilizar o celular. Dessa forma, você consegue manter o foco e evitar pensamentos aleatórios que comprometam o desenvolvimento do seu trabalho.

  • 3 – Faça uma lista de coisas que te inspiram

Isto é, basicamente, um exercício de autoconhecimento. Basta pegar um papel e ir anotando quais são as coisas que realmente te inspiram e te reconectam consigo mesmo.

Pode ser um tipo de música, um livro que você ama, um filme, uma série ou até mesmo uma atividade, como organizar uma estante de livros ou limpar a casa.

Sempre que o bloqueio criativo acontecer, recorra a essa lista, escolha uma atividade e pratique-a.

  • 4 – Mude o seu ambiente de trabalho

Ficar no mesmo lugar todos os dias por determinado período de tempo cria na nossa mente o senso de acomodação. A criatividade precisa de movimento, novidades e mudanças. 

Então, arrisque mudar sua mesa de trabalho de lugar, alterar a ordem das coisas, criar uma decoração diferente no local em que você trabalha, etc. 

  • 5 – Escreva de forma livre

Se você não está conseguindo dar sequência a um texto, uma excelente dica é partir para um outro texto onde você escreva de forma totalmente livre. Isso quer dizer sem julgar o que você está escrevendo e sem objetivo de chegar a algum lugar com esse texto.

Isso vai ajudar a descarregar a tensão e deixar sua mente trabalhar de modo natural, o que favorece o surgimento de ideias.

  • 6 – Busque novas visões sobre o tema

Se você está escrevendo sobre algo e tem um bloqueio criativo, é legal buscar por novas perspectivas do assunto. Pesquise na internet, leia livros, assista algum documentário que fale sobre o mesmo assunto e tente encontrar o máximo de novas informações possíveis sobre ele.

Isso fará com que suas ideias borbulhem e logo você consiga retomar com a linha criativa do seu texto.

  • 7 – Mantenha bons hábitos

Hábitos negativos como dormir pouco, consumir bebidas alcóolicas exageradamente, comer alimentos de baixa qualidade, etc. comprometem a sua qualidade de vida e, consequentemente, o desempenho do seu cérebro.

Portanto, para manter sua criatividade em alta, é fundamental ter uma alimentação rica em nutrientes, dormir bem, se exercitar e manter bons hábitos em geral.

  • 8 – Converse com as pessoas

Você não precisa encontrar especialistas no assunto que você está abordando no seu texto, você só precisa de uma conversa leve e descontraída para conseguir aliviar a tensão e reencontrar seu caminho criativo.

É legal ter aqueles contatos para quem você pode ligar e conversar sobre qualquer assunto aleatório. Ou ainda, você pode sair de casa e conversar com pessoas desconhecidas sobre qualquer tema corriqueiro.

É algo simples, mas que pode te ajudar a se desconectar do bloqueio criativo. Quem sabe essas conversas podem te trazer novas e boas inspirações.

  • 9 – Caminhe

Existem vários estudos que apontam que caminhar favorece a criatividade. O simples movimento pode proporcionar uma série de benefícios para a saúde mental, além de maior atenção e habilidade de comunicação aprimorada.

  • 10 – Ouça música

A música também pode ser muito significativa para ajudar a relaxar, aliviar a tensão e se inspirar. Tenha uma boa playlist com músicas que você gosta e sempre que o bloqueio criativo surgir, coloque-a para tocar.

Mas, lembre-se, esse momento é para você fazer silêncio e curtir o som feito pela sua banda ou artista favorito. 

E aí, como você encara o bloqueio criativo?

Conta pra gente nos comentários como você lida com os bloqueios criativos. Sua experiência pode ajudar outras pessoas que enfrentam esse problema.

Esperamos que as dicas contidas neste post te ajudem a melhorar sua relação com a escrita. 

Para mais conteúdos como este, continue navegando em nosso Blog.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp