Neste artigo, nós te contamos o que é storytelling, qual sua importância e damos dicas preciosas para criar narrativas inesquecíveis.
Se você é escritor ou se interessa pela escrita, já deve ter topado com o termo “storytelling” algumas vezes, não é mesmo?
Essa técnica é muito importante na composição de narrativas e ajuda a construir textos que se conectam com quem lê.
Se você quer saber o que é storytelling, qual sua importância e como aplicar, continue lendo este artigo.
O que é Storytelling?
O storytelling pode ser resumido como a habilidade de contar histórias. O termo é a junção de “story”, que significa história, e “telling”, que significa contar.
Para que seja possível contar boas histórias, são utilizados elementos específicos como ambiente, personagem, conflito e mensagem, além de uma cronologia que não necessariamente precisa seguir a ordem de começo, meio e fim.
O objetivo do storytelling é criar narrativas que sejam capazes de criar um vínculo emocional com o leitor.
A técnica pode ser aplicada a narrativas, estórias, textos de venda, e muito mais. Ela é utilizada na escrita, mas também na produção audiovisual, no teatro e em diferentes artes e meios de comunicação.
Qual a importância do Storytelling?
Uma boa história transforma um texto simples em um texto de impacto. Quando você trabalha bem com o storytelling, você cria conteúdos únicos.
As histórias conduzem o leitor por uma jornada. Você não precisa ter exatamente uma narrativa, mas deve estruturar os tópicos e pensar no desencadeamento das ideias. Com isso, cria-se uma experiência de leitura que prende o leitor.
Outro fator importante é que as histórias geram identificação. Dependendo dos acontecimentos narrados, o leitor pode se colocar no lugar dos personagens.
Quando alguém está vendendo um produto, por exemplo, e usa o storytelling para contar uma história que apresente dores e problemas que podem ser superados com o uso daquele produto, a maioria dos clientes irá comprar porque se identificou com essas situações.
As histórias geram emoções e seduzem mais do que os números e informações frias.
Principais elementos do storytelling
Para construir um bom storytelling, é preciso considerar sempre os seus elementos.
- Mensagem: É a ideia que será transmitida com o texto;
- Ambiente: É o lugar onde os eventos da história acontecem. Uma boa descrição ajuda o leitor a se sentir dentro da história;
- Personagem: É quem percorre a jornada, com emoções, transformações, etc;
- Conflito: É o que prende o interesse da audiência. O conflito é a motivação que faz com que o personagem percorra toda a jornada, do começo ao fim da história.
Como aplicar o storytelling a seus textos?
- Utilize todos os elementos. Antes de partir para a escrita, defina qual será a sua história, com personagens, conflito, ambiente e transformações que ocorrerão até que ela chegue ao desfecho;
- Utilize as histórias para ilustrar os conteúdos, ou seja, crie narrativas que ajudem o leitor a visualizar o que ele está lendo;
- Leve o seu leitor de um ponto A até um ponto B, ou seja, construa uma narrativa estruturada com introdução, desenvolvimento e conclusão. Não deixe que ela se perca no meio do caminho ou que fique desconexa;
- Solte a criatividade, utilize recursos narrativos, gere expectativas, conecte-se com as emoções de quem lê;
- Pense em como seu texto pode gerar sensações relevantes em quem está lendo. O conteúdo não precisa falar apenas de coisas boas ou trazer sentimentos bons, mas deve conduzir o público a sentir algo impactante ao fim da leitura;
- Invista sempre em personagens fortes;
O que não fazer no storytelling?
- Não tente romantizar as histórias, elas precisam se conectar emocionalmente com o leitor, e para isso devem parecer críveis;
- Evite personagens superficiais;
- Não apresente a mensagem de forma muito direta, ela precisa ser compreendida ao longo da leitura.
Quanto mais prática, melhor!
O grande segredo para escrever histórias incríveis é a prática. Quanto mais você escrever, mais aprimorada será a sua escrita e, consequentemente, o poder de persuasão que você desenvolverá através dela.
Se você é escritor iniciante, aqui no Blog temos várias dicas para ajudar a melhorar sua prática. Não deixe de conferir o post com 7 técnicas para desenvolver a escrita criativa.
E se você deseja ter um livro publicado, mas tem dificuldades para construir narrativas marcantes, pode contar com nosso serviço de ghost writer. Entre em contato conosco e saiba mais.