Está na dúvida se é o momento certo de escrever seu primeiro livro? Então leia agora este post!
Você já pensou em escrever um livro? Tem alguma ideia muito boa na cabeça, mas não sabe se é o momento certo de colocar esse projeto em prática?
O momento ideal para escrever o primeiro livro é quando você tem uma ideia que considera relevante. A partir disso, há um longo caminho a ser percorrido com muita prática, técnica e desenvolvimento de habilidades.
Muitas pessoas têm excelentes ideias e ficam guardando-as para um dia que nunca chega. Esse é um comportamento muito típico na autossabotagem.
Quem se autossabota costuma pensar que nunca terá capacidade para escrever, que não conseguirá desenvolver um trabalho tão bom quanto o de outros autores, sentem medo de julgamentos, dentre outros comportamentos negativos.
Portanto, o primeiro e mais importante passo a ser dado é vencer a autossabotagem e começar a praticar a escrita.
Se você está nesse impasse, pensando se é momento ou não de colocar sua história no papel, a resposta é sim. Afinal, o melhor momento para correr atrás daquilo que sonhamos é o agora.
Como iniciar a escrita do meu livro?
Se você tomou a decisão de escrever, então agora é hora de colocar isso em prática. A seguir, damos algumas dicas para facilitar esse processo inicial:
- Coloque no papel tudo aquilo que vem à sua cabeça. É muito importante que todas as ideias, temas, personagens e detalhes que você consegue pensar, sejam anotados para que façam parte do planejamento de escrita da obra;
- Pense em para quem você vai escrever, isso é fundamental para saber qual a melhor linguagem para falar com o público;
- Defina qual o gênero literário do seu livro. Você pretende escrever uma ficção? É um livro de autoajuda? Vai escrever sua autobiografia? Assim que definir o gênero, estude sobre ele para conseguir adequar o seu texto;
- Estude sobre a escrita, busque livros, sites, filmes e outras fontes que te ajudem tanto na questão da ortografia e gramática quanto na linguagem literária e criatividade;
- Estabeleça uma rotina de escrita. É muito importante que você tenha o hábito de escrever todos os dias. Assim, além de manter a constância, você consegue desenvolver textos cada vez melhores;
- Elabore o enredo e se dedique à construção dos personagens. Nós temos posts aqui no Blog que podem ajudar você nessas questões;
- Sempre revise os seus textos. Caso ache necessário pode contratar um revisor que possa te ajudar nessa etapa. Isso garante que o texto do seu livro tenha uma melhor qualidade.
Não me sinto pronto para escrever, e agora?
Se você tem uma boa ideia e gostaria de vê-la transformada em um livro, mas não se sente pronto para desenvolver o trabalho de escrita, pode contar com a ajuda de um ghostwriter.
O ghostwriter é um escritor fantasma. Ele executa todo o trabalho de escrita do livro de maneira profissional e sigilosa. Com isso, você pode publicar a obra com os devidos créditos e protegido pela lei de Direitos Autorais.
Uma das grandes vantagens dessa alternativa é que esses profissionais são experientes e possuem habilidades para escrever sobre os mais diversos temas.Se você quer saber mais sobre essa prática, entre em contato conosco.