Eternize as suas memórias.

O que é Ghostwriting?

Entenda o que é Ghostwriting, o que faz um escritor fantasma e por que as pessoas contratam esse tipo de serviço.

A tradução da palavra Ghostwriting é “escrita fantasma”. Ela se refere a atividade de escrita feita de forma anônima e sob encomenda, onde o escritor contratado não recebe nenhum crédito pelo conteúdo criado.

De forma simplificada, Ghostwriting é um termo capaz de definir qualquer tipo de texto escrito por uma pessoa, mas publicado com o nome de outra. Ou seja, o verdadeiro autor é um “fantasma”.

Os profissionais que realizam esse tipo de trabalho são chamados de Ghost Writers. Eles podem escrever livros, artigos para sites e blogs, textos de assessoria de imprensa, e-books, conteúdos para redes sociais, e-mails e uma série de outros formatos de textos.

Portanto, o Ghost writer produz o conteúdo e vende os direitos autorais dele. Quem contrata o serviço pode assinar esse material como sendo de sua autoria, sem que haja violação ou irregularidade.

Apesar de pouco comentada, essa prática é bastante comum no mercado editorial. Existem, inclusive, editoras que possuem esse tipo de profissional no seu quadro para atuar no suporte da criação de livros.

Autobiografias e livros de grandes personalidades foram escritas por Ghost writers. Uma das obras mais famosas é “Retratos de Coragem” (“Profiles In Courage”, em inglês), assinada por John F. Kennedy, e publicada em 1955. O livro, que conta histórias heróicas de patriotas americanos, chegou a receber o Prêmio Pulitzer, em 1957.

Mas  o que leva as pessoas a contratarem escritores fantasmas? Continue lendo para descobrir.

Por que as pessoas contratam o serviço de Ghostwriting?

O ato de contratar um Ghost writer não quer dizer que a pessoa não domine o assunto ou não tenha capacidade para escrever sobre ele. A principal motivação da contratação desse serviço é o objetivo de atingir uma alta qualidade de escrita.

Um exemplo muito comum são as autobiografias de celebridades. Embora essas pessoas sejam muito talentosas em suas áreas de atuação, na grande maioria das vezes preferem que suas histórias de vida sejam narradas por um profissional da escrita.

O Ghostwriter tem competência para adaptar o texto à voz do contratante, de modo que quem lê, sinta que o próprio artista escreveu aquilo.

Outra motivação comum para a contratação desse tipo de serviço é o tempo. Imagine um profissional que já atua em uma determinada área e sonha em publicar um livro, mas não tem tempo para se dedicar a isso. A contratação de um Ghost Writer é a alternativa ideal para tirar esse sonho do papel.

Até mesmo escritores podem fazer esse tipo de contratação quando tem uma demanda muito alta de conteúdo a ser escrito e isso precisa ser feito dentro de um prazo curto.

Com o avanço da internet, esse tipo de serviço se tornou muito popular. Profissionais e empresas de todas as áreas contam com o trabalho de escritores fantasmas para manter seus sites, blogs e redes sociais sempre atualizados.

Ghost writers costumam ser profissionais muito talentosos, com capacidade para escrever bem sobre os mais diversos temas.

Como contratar serviços de ghostwriting?

Apesar da profissão de ghost writer já estar consolidada nos Estados Unidos, aqui no Brasil ela ainda é uma novidade. Por conta disso, pode não ser tão fácil encontrar profissionais experientes e qualificados para desenvolver o conteúdo que você precisa.

Por conta disso, o mais recomendado é fazer uma busca aprofundada na internet, a fim de localizar profissionais com um bom portfólio e que já tenham trabalhado na produção de algumas obras.

Além de verificar a escrita do profissional e se certificar de que ele realmente possui experiência no segmento, é muito importante priorizar escritores que adotam metodologias práticas de trabalho e que firmam um contrato com cláusulas claras em relação ao sigilo do serviço prestado.

Isso visa garantir a total confidencialidade do serviço, o que é justamente uma das bases do ghostwriting.

Com relação à metodologia de trabalho, você conseguirá observar logo na primeira conversa. Isso porque, para que o material seja escrito respeitando a visão e as particularidades de cada cliente, o profissional irá adotar diferentes estratégias para o levantamento de informações.

Ele poderá sugerir que você responda perguntas, questionários, que dê entrevistas em áudio, dentre outras alternativas que podem variar de acordo com cada projeto. Nos livros, por exemplo, esse estudo deve ser muito aprofundado.

Considerando os fatores citados acima, você conseguirá contratar um ghostwriter capaz de desenvolver serviços de alta qualidade e entregar o resultado esperado para o seu projeto.

Se você está em busca de um profissional da área com as qualificações que citamos acima, conheça agora mesmo o nosso trabalho.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp