Eternize as suas memórias.

7 técnicas para desenvolver a escrita criativa

Estas 7 técnicas vão te ajudar a desenvolver uma escrita criativa, original e cativante.

Transformar ideias em um bom texto é algo que demanda treino, organização, criatividade e um vocabulário rico. É por isso que, para muitas pessoas, construir um texto, mesmo que pequeno, pode ser uma tarefa muito desafiadora.

Até para quem tem experiência no assunto, manter a qualidade da escrita exige dedicação e esforço constantes.

A escrita criativa é a escrita com capacidade para cativar o leitor. Ela não tem viés técnico ou acadêmico, como a escrita de manuais e apostilas. Pode ser aplicada na criação de livros, crônicas, contos, poesias e qualquer outro tipo de texto que vise prender a atenção de quem lê.

Se você já escreve ou está começando a escrever e quer desenvolver a escrita criativa, existem algumas técnicas simples que podem ajudar. A seguir, nós mostramos algumas delas.

Desenvolva a escrita criativa com estas 7 técnicas

  • 1 – Cultive o hábito da leitura

Parece óbvio, mas muitas pessoas querem escrever bem, sem ter o hábito de ler. Quando falamos em hábito, estamos falando daquilo que é praticado todos os dias. 

Definir uma meta como 10 páginas por dia, por exemplo, é uma boa estratégia para conseguir inserir a leitura na rotina diária.

É muito importante investir em livros de diferentes temas. Com isso, você absorve mais conhecimentos, adquire mais cultura, amplia o vocabulário e consegue desenvolver flexibilidade para a escrita de diferentes tipos de textos.

  • 2 – Tenha um caderno de anotações sempre consigo

A criatividade pode surgir nos momentos mais inesperados. Por isso, é muito importante ter sempre ao alcance um material de escrita. Pode ser um caderno de bolso, uma caderneta, agenda ou até mesmo o próprio celular. O importante é não deixar as boas ideias se perderem.

Sempre que você tiver um insight criativo, escreva-o. Você pode anotar frases, pensamentos, inspirações ou apenas palavras. Mais tarde, isso pode servir de material para iniciar a escrita de algum texto.

  • 3 – Escreva todos os dias

A escrita, assim como qualquer outra técnica, exige prática. Tendemos a desaprender tudo aquilo que não praticamos. Portanto, reserve um espaço na sua agenda TODOS OS DIAS para escrever.

Você não precisa escrever um livro ou algo incrível todos os dias. Mas, não deve deixar de praticar. Você pode, por exemplo, redigir uma notícia, uma crônica, escrever um diário, uma carta, dentre outras possibilidades.

Havendo ou não inspiração, esse exercício vai te levar ao desenvolvimento de uma escrita cada vez melhor.

  • 4 – Explore o desconhecido

Sair da nossa zona de conforto é fundamental para desenvolver a criatividade. Explorar o desconhecido quer dizer ler coisas que você nunca leu, escrever sobre algo novo, buscar novas perspectivas e olhares para a escrita.

  • 5 – Utilize mapas mentais para organizar as ideias

Mapas mentais são diagramas utilizados para organizar ideias e projetos. Eles podem ser feitos diretamente no papel ou utilizando um software, como o FreeMind, e podem ajudar muito na construção do storytelling.

Comece definindo o conceito central da história e, a partir dele, vá anotando ideias, ações, palavras e desdobramentos de maneira hierárquica. No fim, você terá um roteiro completo e detalhado do que irá escrever.

Essa dica é muito boa para quem tem dificuldade em construir a sequência lógica dos textos. Primeiro planeje, depois escreva.

  • 6 – Escreva para um leitor específico

Sempre que iniciamos a escrita de um texto, é importante caracterizar o leitor. Para quem você está escrevendo? Quais os interesses desse leitor? Qual a linguagem mais apropriada para gerar identificação com ele?

Essas respostas são necessárias para escrever algo que seja atraente e cativante para quem lê. Portanto, sempre que for escrever, pense em quem é o público-alvo do texto e escreva diretamente para ele.

Não tenha medo de ser específico, pois quanto mais você conseguir se aproximar de quem lê, melhor.

  • 7 – Revise o seu texto várias vezes

Revisar o texto mais de uma vez permite que você encontre todos os pontos que podem ser melhorados antes de finalizá-lo.

Durante a revisão, busque encontrar possíveis erros ortográficos, analisar se as frases estão bem estruturadas e são de fácil compreensão, se o texto geral segue uma lógica e tem uma boa escaneabilidade.

Esses pontos irão garantir que o conteúdo seja atraente e a leitura agradável.

Se você gosta de conferir dicas e técnicas para escrever melhor, aqui no Blog temos vários conteúdos legais para você! Navegue e aproveite.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp