Confira 7 livros para escritores iniciantes que você deveria inserir agora na sua lista de leitura.
Se você é escritor iniciante, os livros que trouxemos neste post irão proporcionar lições valiosas para sua experiência com a escrita.
Nós já estamos cansados de saber que quem quer se tornar um bom escritor precisa desenvolver o hábito da leitura, não é mesmo? Ler todos os dias é fundamental para melhorar a gramática, enriquecer o vocabulário, ampliar o repertório cultural e encontrar inspiração.
Ou seja, não basta apenas ler por entretenimento ou diversão. É claro que isso também é recomendado, mas é muito importante buscar por obras que agreguem em conhecimento e experiência para sua prática pessoal.
Existem alguns livros que são considerados como referência no assunto. Eles foram escritos por autores renomados e estão recheados de dicas, conselhos e lições para aprimorar a prática, desenvolver a criatividade e se encontrar na profissão de escritor.
A seguir, você confere 7 livros que todo escritor iniciante deveria ler. Confira e aproveite para atualizar sua lista de próximas leituras.
Livros que vão te ajudar a escrever melhor
- 1 – Para ler como um escritor – Francine Prose
Francine Pose é escritora e crítica literária. O livro, publicado em 2008, é “um guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los”.
A autora se baseia em nomes famosos como Virginia Woolf, Jane Austen, Flaubert, Nabokov e Philip Roth para propor uma leitura atenta e cuidadosa, que possibilite extrair lições valiosas para escrever bem.
O livro é considerado como uma obra indispensável para escritores iniciantes e está entre os mais indicados para qualquer pessoa interessada por escrita.
- 2 – Sobre a escrita – Stephen King
No livro “Sobre a escrita: A arte em memórias”, Stephen King mistura sua trajetória na escrita com ensinamentos sobre a arte de escrever. Ele revela como transfere as suas ideias para o papel e mostra a profissão de escritor de um jeito prático e interessante.
A obra é muito recomendada para quem quer se dedicar à escrita, especialmente quando há dificuldades no processo criativo. Ele pode te ajudar a transformar uma simples ideia em um novo livro.
- 3 – A arte de escrever – Arthur Schopenhauer
Embora seja uma obra antiga, já que Schopenhauer vivia no século XIX, esse livro conta com dicas preciosas sobre a escrita.
Trata-se de uma antologia com textos e reflexões, às vezes cômicas, sobre a escrita, leitura e avaliação de obras de outros autores. É uma excelente dica de leitura para quem está iniciando na carreira.
- 4 – Confissões de um jovem romancista – Umberto Eco
O autor Umberto Eco escreveu obras muito aclamadas como “O Nome da Rosa” e “O Pêndulo de Foucault”. Nesse livro, ele resolveu contar sua experiência com a escrita.
A obra resultou de uma série de palestras que o autor fez como crítico literário. O título é “Confissões de um Jovem Romancista” porque o autor se considerava jovem, embora tenha iniciado sua carreira com quase 50 anos de idade.
Com certeza, sua trajetória é uma fonte de inspiração para todos que amam a escrita.
- 5 – Como escrever bem – William Zinsser
O livro de Zinsser vendeu mais de 1 milhão de exemplares e é considerado, nos Estados Unidos, como uma referência para jornalistas, estudantes e autores de não-ficção.
Na obra, o autor dá vários conselhos sobre escrita, focados mais em métodos criativos e menos em questões gramaticais.
Ele ajuda novos escritores a produzirem textos corretos, originais e interessantes por meio de lições úteis de aprimoramento da escrita.
- 6 – Para ser escritor – Charles Kiefer
O livro pode ser definido como um guia de escrita criativa. Nele, o autor desvenda o processo criativo e dá orientações sobre como realizar o sonho de se tornar um escritor.
Charles Kiefer utiliza sua experiência como escritor e professor para falar sobre os mecanismos de funcionamento do sistema literário, questões éticas e sociais da vida dos autores e outros temas.
- 7 – Escrever Ficção – Luiz Antonio de Assis Brasil
O livro, que se intitula como um manual de criação literária, é resultado de um curso ministrado pelo autor que foi responsável por inspirar grandes escritores brasileiros contemporâneos.
Luiz Antonio de Assis Brasil atuou por 34 anos com a Oficina de Criação Literária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no programa de pós-graduação em escrita criativa da mesma instituição.
E aí, qual será sua próxima leitura?
Compartilhe conosco nos comentários qual das obras mais chamou a sua atenção.
E se você é escritor iniciante e já leu algum desses livros, comenta também o que você achou.